sexta-feira, 14 de março de 2008

MANDATO DE LIPA XAVIER HOMENAGEOU O DIA DAS MULHERES NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA

P1060074

Na última quarta-feira (5), na Câmara Municipal de Montes Claros, foi realizado através do Mandato Popular Lipa Xavier (PCdoB) a homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Todos os anos o vereador realiza essa iniciativa que além de homenagear as mulheres em geral, chamou a atenção para a luta das mulheres por melhores salários, igualdade de gênero, direitos humanos e o fim do preconceito.

O 8 de março simboliza a luta de cerca de 129 mulheres que no século XIX foram brutalmente assassinadas devido realizarem protesto por melhores oportunidades salariais e empregatícias na fabrica Têxtil nos EUA.

Segundo Lipa “o dia das mulheres deve ser um momento de reflexão e atitude, pois, atrocidades ainda são rotineiras na vida das mulheres e devem ser combatidas sumariamente.” Lipa relembrou casos como o da adolescente que foi trancafiada em uma cela com diversos homens no estado do Pará e lá sofrera abusos sexuais, agressões e tortura por parte dos presos.

Enfocando a violência doméstica, foram apresentados dados alarmantes, pois em cada quatro meninas brasileiras, uma sofre violência doméstica pelo pai ou por familiares. O mais preocupante é que o número cresce a cada dia. Lipa Xavier ressaltou a busca de soluções mais abrangentes, lamentando que o assunto é deixado em segundo plano pelas prioridades orçamentárias.

Nálbar Alves, representante do Sindicato dos Professores chamou a atenção para a lei 11.340 de 08 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha, que estabelece punições mais rigorosas para os agressores e da urgente necessidade das mulheres fazerem denúncias.

A homenagem foi marcada com muita música. O grupo As Calhandras, formada somente por meninas, despertou olhares satisfeitos e aplausos de todo o público presente com as belas vozes e muito talento. Também esteve presente o Terno de Caboclinhos do Mestre Joaquim Pólo. Maria do Socorro, violeira do grupo, foi homenageada e retribui com muita folia.

Prestigiando a abertura do evento, a Banda de Musica do 10º Batalhão da Polícia Militar. Caprichou no repertorio com muitas músicas que focam o universo feminino.

Quatorze mulheres foram homenageadas sendo elas ligadas a várias vertentes de atuação na sociedade, como a promotora de eventos de dança de rua, Ellen Alkimin Pereira, a vice-presidente do Grappa, Núbia Guimarães, a jornalista, Fabíola Fernandes Cangussu, a dona de casa, Maria Marlene Dias da Silva, a fiscal da Associação dos Pequenos Produtores Rurais, Marina de Cássia Ferreira Silva, a educadora Martha Luciene Rocha Gomes, a já citada Maria do Socorro, a coordenadora do Projeto de doação de medula óssea, Elaine Veloso Rocha, a empresária Marinalva Marques Brito, a Voluntária da Fundação Anjos do Futuro, de atenção às crianças com câncer, Cibele Cruz Moreira Silva, a soldado do Corpo de Bombeiros, Luceline Laura Rabelo Lafetá Martins, a voluntária da União Popular de Mulheres, Dionilda Martins de Queiroz, a funcionária da Cotenor, Vanice Aparecida Veloso Vieira, e a militante do movimento estudantil, Lunny Anelita Pereira de Souza.

Nenhum comentário: