sexta-feira, 18 de abril de 2008

LIPA VOTA FAVORÁVEL AO REQUERIMENTO QUE SOLICITA RELAÇÃO DE ASFALTAMENTO EM RUAS E INVESTIMENTOS GASTOS NAS MESMAS

Em reunião ordinária na Câmara Municipal da última terça-feira (15), o vereador Lipa Xavier – PCdoB, votou a favor do requerimento expedido pelo vereador do PMDB Athos Mameluque, no qual solicitava que os valores gastos pelo executivo nos asfaltamentos em vias de acesso para as linhas de transporte público da cidade. O questionamento provem do fato que, através da licitação determinada pela justiça, atendendo a Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN encaminhada pelo diretório municipal do Partido Comunista do Brasil – PCdoB. Essa licitação determinava que o valor de 12 milhões de reais seriam investidos pela empresa de transporte público “somente” nas vias de acesso por onde circula os ônibus.

Segundo Lipa Xavier – PCdoB, através do requerimento apreciado pelos parlamentares (após insistentes tentativas da oposição) a população terá o direito consolidado de saber onde e como o dinheiro está sendo gasto.


LIPA XAVIER COBRA DO EXECUTIVO COMPROMETIMENTO NA FORMAÇÃO DA COMISSÃO PARA DISCUSSÃO DO MEIO-PASSE ESTUDANTIL

Durante pronunciamento nesta semana o vereador Lipa Xavier – PCdoB voltou a cobrar do prefeito Athos Avelino a formação da comissão para a discussão do Projeto de Lei do meio-passe estudantil. Lipa lembrou que já se passou metade do prazo estipulado pelo executivo para discussão sobre a implantação do beneficio estudantil e até hoje nenhuma medida concreta foi tomada, sequer uma reunião da comissão com o Poder Executivo.

No dia 27 de março, milhares de estudantes se reuniram em passeata pelas ruas da cidade, acompanhados pelo DCE da Unimontes, União Estadual dos Estudantes – UEE, União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, União Popular de Mulheres – UPM, Sindicato dos Professores da Rede Privada de Minas Gerais – Sinpro, União dos Negros Pela Igualdade Racial – Unegro, além de estudantes de mais 20 escolas secundaristas de Montes Claros.

Após passeata pelo centro da cidade, os estudantes ocuparam a frente da Prefeitura, organizaram uma comissão e solicitaram uma reunião com o prefeito para discussão. A comissão foi recebida pelo Vice-prefeito Sued Botelho e pelo presidente da Transmontes, os quais se comprometeram a elaborar, em conjunto com a comissão dos estudantes no prazo de 45 dias, um projeto que implantaria o benefício do meio-passe no transporte coletivo urbano de Montes Claros. Porém até hoje a comissão de estudantes não foi convidada a tratar do assunto com a administração.

Lipa ressaltou que em repúdio ao descaso do prefeito, os estudantes estão articulando na próxima quinta-feira (24), às 8h o comparecimento da massa estudantil na segunda manifestação do ano em reivindicação ao meio-passe estudantil.


PRESIDENTA DA UNE ESTARÁ EM MONTES CLAROS DEFENDENDO O MEIO-PASSE

Os Estudantes estão decididos a conquistar o meio-passe no transporte coletivo em Montes Claros. Depois de vários anos de luta, os estudantes decidiram dar um basta à inércia do poder público e exigir da Prefeitura Municipal o cumprimento de acordo estabelecido em 2006.

No próximo dia 24 de abril, os estudantes vão dar mais uma prova de sua capacidade de mobilização e luta nas ruas de Montes Claros. A Presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), a gaúcha Lúcia Stumpf já confirmou presença em mais essa jornada de lutas pelo direito dos estudantes.

As entidades estudantis lançaram uma nota, que você confere na íntegra no Blog do Lipa.


CNBB APROVA ADESÃO À CAMPANHA PELA REDUÇÃO DA JORNADA

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) anunciou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (17), que participa da campanha nacional pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários. As pastorais sociais e as paróquias serão orientadas a colher assinaturas entre os fiéis em apoio à aprovação da mudança constitucional.

"É uma causa justa, que se propõe a beneficiar a maioria e a incluir mais brasileiros no mercado formal de trabalho", declarou o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara.

"Eu me entusiasmei pessoalmente com a idéia e consultei todos os integrantes do Conselho Episcopal de Pastoral, que aprovaram".

Dom Dimas recebeu dirigentes sindicais na manhã da quarta-feira (16), na sede da entidade, para debater o tema.

"É um apoio extremamente importante. Se a CNBB entende que a redução vai beneficiar a maioria e gerar mais empregos e qualidade de vida, é mais um sinal de que nossa campanha não é corporativa, mas visa amplas parcelas da sociedade e todas as categorias", afirma Artur Henrique, presidente da CUT.

A centrais sindicais coordenam a campanha nacional pela redução da jornada sem redução de salários. Um abaixo-assinado percorre as diferentes regiões do país desde 11 de fevereiro. O objetivo é colher, no mínimo, um milhão e meio de assinaturas para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a PEC 393/01 – que reduzirá a jornada de 44 para 40 horas semanais.

Segundo cálculos do Dieese, a medida deve gerar mais de 2 milhões de empregos. Em nome dessa proposta, as centrais vão realizar mobilizações e paralisações por todo o país no próximo dia 28 de maio.

Nenhum comentário: